quarta-feira, 20 de maio de 2009

MONFORTE - CÉDULA DE 2 CENTAVOS (1922)



Na segunda metade do século XIX assistiu-se a uma enorme proliferação de pequenos Bancos, sendo alguns deles emissores de notas.
O forte abrandamento da economia portuguesa verificado no último quartel do mesmo século; a especulação bolsista sobre títulos espanhóis; a descida cambial face a Londres e a falta de capitalização das instituições bancárias conduziram a um elevado número de falências e concentrações, nomeadamente após a crise de 1876.

Apesar do Banco de Portugal ser o único Banco emissor de notas desde 1887, existiam ainda em circulação inúmeras notas de vários outros Bancos.
As sucessivas falências de Bancos foram provocando receios na população e as falências dos Bancos Lusitano e do Povo foram a gota de água para a corrida à moeda metálica, especialmente de prata e ouro, à semelhança do que ocorrera em 1876. A corrida foi de tal ordem que o Governo teve de decretar a suspensão da convertibilidade das notas.
Note-se que as moedas de prata, de 50 a 500 réis, desempenhavam um papel fundamental na economia doméstica, pois eram as mais utilizadas no dia a dia da população.

A situação monetário-financeira era difícil e para a contrariar foi dada autorização para a emissão de moedas de prata até ao montante de 2.000 contos de réis (Decreto de 7 de Maio de 1891); foram ainda emitidas as cédulas de 50 e 100 réis pela Casa da Moeda e nos valores de 50, 100 e 200 réis pela Câmara Municipal do Porto. Noutros concelhos houve igualmente emissões particulares de cédulas. O Banco de Portugal emitiu com carácter de urgência notas de baixo valor, as primeiras chapas de 500 e 1.000 réis.

A inconvertibilidade das notas em moeda metálica foi-se mantendo e apenas em 1931, com a criação do “novo sistema monetário” foi assumido que “a circulação portuguesa passou a ser constituída por notas inconvertíveis do Banco de Portugal e pela moeda subsidiária emitida pelo Estado. Esta mesma foi algumas vezes substituída por cédulas.” (DL n.º19869, de 9 de Junho de 1931).

Fonte: http://www.forum-numismatica.com